segunda-feira, 11 de junho de 2007

Questões - 16 a 19

1. Stephen R. Covey no artigo Três Funções do Líder no Novo Paradigma sugere que se desmembre a liderança em três funções ou atividades básicas: explorar, alinhar e dar autonomia (empowerment). A descrição a seguir refere-se a qual das funções?
Assegurar que a estrutura organizacional, sistemas e processos operacionais contribuam para realizar a missão e a visão de atender às necessidades de clientes e de outros grupos de interesse.


  • a) Explorar;
  • b) Alinhar;
  • c) Dar autonomia;
  • d) Explorar e alinhar;
  • e) Nenhuma das acima
2. No artigo Três Funções do Líder no Novo Paradigma, Stephen R. Covey aponta a principal fonte de mudança pessoal para transformação do líder do futuro e também o impulso básico para a mudança organizacional. Quais são?


  • a) insatisfação e globalização;
  • b) violação da confiança e espírito de parceria;
  • c) vida desiquilibrada e reengenharia de processos;
  • d) princípios e concorrência ecológica;
  • e) Nenhuma das acima.
3. Segundo Covey o líder do futuro é humilde para aceitar princípios e corajoso para se alinhar a eles, o que exige grande sacrifício pessoal. Através da humildade, da coragem e do sacrifício advém a integridade. Na verdade, o autor gosta de pensar neste tipo de líder como se houvesse uma família inteira dentro dele: humildade e coragem, os pais; integridade, o filho. Descreva o filho.
Do casamento da humildade com a coragem nasce a integridade – o filho. Ter integridade significa estar integrado com princípios. Os líderes do futuro devem ser homens e mulheres íntegros, que internalizem estes princípios. Eles crescem em sabedoria e cultivam uma mentalidade de fartura — o reconhecimento de que há oportunidade para todos.Sua segurança, poder, sabedoria e orientação aumentam, pois você traz constantemente consigo a força destes princípios à medida que os aplica.

4. No artigo Desenvolvendo Líderes Tridimensionais, James F. Bolt propõe no lugar do sistema que produz gerentes unidimensionais uma estrutura de desenvolvimento de liderança holística e tridimensional, um processo abrangente que reconhece que executivos precisam de raciocínio, conhecimento e habilidades bastante diferentes dos do passado. A estrutura tridimensional pressupõe o desenvolvimento de habilidades profissionais, de liderança e de eficácia pessoal. Qual das descrições abaixo se refere a habilidade de eficácia pessoal.


  • a) Capacidade de liderança plenamente desenvolvida necessária para conduzir a organização ao futuro de modo confiável;
  • b) Mentalidade e recursos necessários para identificar e abordar desafios profissionais globais;
  • c) Habilidades de eficácia pessoal necessárias para atingir a excelência, o equilíbrio e a continua renovação;
  • d) Prover os executivos de recursos necessários a identificar desafios profissionais críticos e a lidar com eles;
  • e) Nenhuma das alternativas acima.
5. Bolt no artigo Desenvolvendo Líderes Tridimensionais apresenta cinco métodos práticos para as organizações aplicarem a estrutura tridimensional e algumas perguntas a serem feitas para orientar o desenvolvimento. A descrição abaixo descreve qual dos métodos?
Devem buscar feedback com pessoas suficientemente instruídas e honestas para fornecerem opiniões francas, com o objetivo de identificar as lacunas do desenvolvimento individual. Após esta auto-análise, um plano pessoal de autodesenvolvimento pode ser elaborado com o objetivo de preencher as lacunas do desenvolvimento identificadas na auto-avaliação baseada na estrutura tridimensional.


  • a) Educação executiva interna;
  • b) Uma diretriz para programas externos;
  • c) Planejamento da sucessão;
  • d) Um gabarito para o sistema de recursos humanos;
  • e) Um instrumento de auto-avaliação

6. Caela Farren e Beverly L. Kaye no artigo Novas Habilidades para Novos Papéis de Liderança informam que existem muitas maneiras e oportunidades de ajudar as pessoas a desenvolverem suas carreiras. Estas ações podem ser divididas em cinco amplas categorias. Cada categoria é um papel distinto de liderança que corresponde a um estágio diferente do processo de desenvolvimento de carreira. Estes papéis são facilitador, avaliador, ‘realizador de previsões’, conselheiro e habilitador. As seguintes características correspondem a que papel?

  • Ajuda a identificar uma gama de metas de carreira desejáveis.
  • Ajuda as pessoas na escolha de metas profissionais sensatas.
  • Relaciona potenciais metas de carreira aos requisitos da atividade e a intenção estratégica da organização.
  • Chama atenção para possíveis fontes de apoio e para obstáculos ao a alcance das metas de carreira.
  • a) Facilitador;
  • b) Avaliador;
  • c) Realizador de previsões;
  • d) Conselheira;
  • e) Habilitador

7. As autoras Caela Farren e Beverly L. Kaye, afirmam que a contribuição vital do ‘realizador de previsões’ em termos de liderança é ajudar os demais a alcançarem a expansão da consciência. Isto se realiza através da prática assídua de duas habilidades direcionadas para o futuro: observar tendências e prever. Descreva a habilidade de observar tendências.
Observar tendências consiste em prestar muita atenção a novos ou inesperados avanços no ambiente de trabalho da equipe e especular sobre a possibilidade de afetarem as opções de carreira das pessoas. Observar tendências é um método de pensar em como o futuro está se configurando e o que isto significara para a organização e os membros da equipe de trabalho. Para ser um observador eficaz você deve ser um eterno aprendiz, analisando reportagens e jornais profissionais ou do setor de mercado, e examinando a cultura e as pessoas que o rodeiam em busca de indícios do novo e do que previamente é irreconhecível. Cinco níveis distintos de sistemas devem ser esmiuçados pelo observador aspirante: setores de mercado, profissões, organizações, cargos e pessoas.

8. Para Richard J. Leider no artigo A Suprema Tarefa da Liderança enfoca a Autoliderança, empregados, em grandes e pequenas empresas, não sabem mais a quem pertencem, ou mesmo se pertencem. Pessoas que sempre presumiram que suas organizações ‘cuidariam delas’, não estão preparadas para quando as novas realidades empresariais transformarem a seguranca no emprego em uma nova realidade de carreira – VOCÊ Ltda. O que é a nova realidade da carreira VOCÊ Ltda?
A realidade da VOCÊ Ltda. requer um novo ‘contrato profissional’, sob o qual os líderes ajudam os seguidores a adquirir e desenvolver o perfeito domínio de habilidades profissionais ‘portáteis’, necessárias no século XXI, e os empregados adotam um espírito de urgência e aprendizado de desempenho competitivo. A autolideranca é o núcleo em torno do qual um novo contrato profissional é elaborado. Ele consiste em objetivo, valores, visão e coragem pessoais. É o caráter que cada pessoa trás para o papel de liderança.
A autoliderança é a essência da liderança. Ela se baseia no autoconhecirnento e na busca de conselhos confiáveis. Os líderes de um mundo mutável precisam preparar um inventário de atributos pessoais que abracem ou detenham a mudança. A menos que compreendam a visão que os motiva a liderar, o objetivo que os entusiasma e os valores que os investem de poder, como podem fazer escolhas corajosas em um mundo caótico?
A autolideranca é a essência de toda pessoa, equipe e mudança organizacional. A liderança visionária requer coragem. A unidade de uma equipe requer engajamento. A mudança organizacional requer mudança individual. Por conseguinte, os líderes precisam trançar, do início ao fim, o fio dourado da autolideranca através de todas as filosofias, processos, programas e ferramentas da mudança. Este conceito tão simples evoca de muitos líderes falsos acordos, que muito contrastam com tempo e os recursos que realmente dedicam a ele. Muitos líderes são vistos com muita aparência e nenhum conteúdo, ou seja, não agem de acordo com o que dizem. Os líderes devem recorrer constantemente a seus objetivos pessoais, valores, visão e coragem. Devem lidar não apenas com a ameaça externa do fracasso competitivo, mas também com a ameaça interna cada vez maior da falta de integridade da liderança pois, no século XXI, a autoliderança constituirá o desafio fundamental da liderança: a habilidade da sobrevivência.

9. Richard J. Leider no artigo A Suprema Tarefa da Liderança apresenta 20 dicas para desfrutar da autoliderança. Qual das abaixo não é uma das dicas?

  • a) Procure ficar um pouco a sós todos os dias;
  • b) Retome um relacionamento com um mentor ou instrutor;
  • c) Eleja seu conselho administrativo;
  • d) Programe um check-up do coração;
  • e) Autoliderança é cuidar dos outros.

10. Richard J. Leider no artigo A Suprema Tarefa da Liderança apresenta 20 dicas para desfrutar da autoliderança. A dica abaixo se refere a que quesito?
Desista de alguma coisa. Líderes ocupados costumam sobrecarregar-se. Dizer ‘não’ e cumpri-lo reduzirão o estresse e trarão você de volta ao senso de controle. Examine sua agenda e escolha um compromisso ou tarefa do qual deixará de participar.

  • a) Precisamos reconhecer nossos vícios para descobrir se estamos sendo verdadeiros com nossa essência ou vivendo em uma prisão auto-imposta, comandados pelas expectativas dos outros ou de nosso trabalho;
  • b) Precisamos preparar um inventário de nossos talentos de liderança se pretendemos nos beneficiar no futuro com as lições do passado;
  • c) Precisamos assumir riscos para dar inicio a corajosas conversações que nos manterão em diálogo direto, honesto e criativo com nossos colegas e seguidores;
  • d) Devemos primeiro tomar importantes decisões de vida que são a matéria-prima das decisões profissionais;
  • e) A estafa provém principalmente de um modo de viver reativo; o estresse pode nos levar ao colapso ou pode nos energizar; a diferença está em como o percebemos.